10.8.07

A Bíblia é a palavra de Deus?



Os crentes dizem que a Bíblia é a palavra de Deus. Mas com que provas afirmam isso? O que me garante que a Bíblia não é apenas um livro qualquer com centenas de páginas relatando crenças de uma cultura antiga? Quem me garante que a Bíblia não foi alterada no decorrer da Idade Média, por exemplo? O que faz da Bíblia este livro tão especial?

Em primeiro lugar, partimos do princípio de que Deus existe. Mesmo sem ler a Bíblia, olhando para o universo é impossível não admitirmos uma inteligência superior, criadora de todas as coisas. Toda a perfeição e beleza deste mundo não poderiam ter surgido do acaso, de uma explosão sem razão e sem sentido. É impossível crer que todas as leis da natureza, as estações, os movimentos dos planetas, e outros fenômenos que acontecem de modo regular e uniforme no universo tenham surgido do nada, sem nenhuma mente inteligente por detrás. Crer nisso seria o equivalente a crer em alguém que, tendo desmontado um relógio despertador, o coloca em uma lata, a chacoalha bem e, abrindo a lata, encontra o despertador montado, funcionando e marcando a hora correta! Impossível, não? Impossível também este universo, com todas as suas leis complexas funcionando, ter surgido de uma explosão caótica. É preciso mais fé para crer nisso do que para crer em um Deus criador de tudo.

Portanto, Deus existe. Olhe para a força do sol e você o verá. Olhe para a imensidão do universo e você o verá. Mas olhe também para a perfeição de uma flor, para a beleza de um pássaro, para o comportamento de um peixe, e você o verá. Toda a criação, todos os animais, peixes, pássaros, insetos, plantas, flores, minerais, com diferentes cores, formas, tamanhos, e comportamentos revelam um Deus poderoso e onisciente.

Esse Deus, que existe, não existe por acaso. Depois de criar toda a natureza e os seres viventes, criou o homem e a mulher. Criou-os para coroar a criação. De fato, de toda a criação, somos aqueles que mais se parecem com Deus. Somos racionais, temos criatividade, temos imaginação, temos sentimentos. Refletimos a imagem de Deus em nós.

Deus nos fez com carinho especial. Nos cercou de um mundo belo e cheio de coisas boas para vivermos. Ele nos amou. Porém, o ser humano desprezou este amor e passou a viver de modo contrário ao que Deus havia desejado. A Sua imagem no homem foi manchada. Porém, mesmo assim, Ele continuou amando o ser humano e colocou em ação um plano para salvar a sua vida, para restaurá-lo à condição original da criação, restaurá-lo à perfeição.

Para que o homem conhecesse tal plano, Deus passou a falar com ele. Por meio de várias manifestações no decorrer da história antiga, Deus revelou ao ser humano os seus planos, a forma pela qual o ser humano poderia se salvar. Pensando na humanidade como um todo, nas gerações que viriam centenas de anos depois, Deus providenciou que estes planos fossem escritos, registrados, para que as futuras gerações tivessem também o conhecimento de como se salvar.

Durante séculos de história, Deus falou com o seu povo. Instruiu-os pelos caminhos de seu maravilhoso plano para serem salvos e providenciou que tudo isso fosse anotado, registrado para as futuras gerações.

Quando o plano chegou no seu momento decisivo e final, Deus fez com que tudo fosse registrado e, algum tempo depois, fez com que os registros cessassem. O plano havia se concretizado. Não havia mais o que registrar.

Com todos os registros completos, cabia agora a Deus alcançar o restante da humanidade com os escritos contendo sua mensagem. Foi assim que iniciou-se o processo de pregação do Evangelho. Muitos homens e mulheres sairam pelo mundo anunciando a todas as pessoas o plano maravilhoso de Deus para salvação do ser humano.

Os anos se passaram e estes registros chegaram às nossas mãos. Chegaram a nós sem alterações, sem mudanças. Muitos homens no decorrer da história, motivados pelo inimigo maior de Deus, tentaram destruir estes registros. Alguns tentaram adulterá-los. Porém, Deus sempre foi muito mais forte que os homens e conduziu sua mensagem inalterável até nós, protegendo-a de todos os inimigos.

Este é apenas um dos motivos, pelos quais cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, é a sua mensagem à humanidade. O mesmo poder que Ele empregou para inspirar muitos homens para escrevê-la é o poder usado agora para preservá-la. O próprio Deus diz em sua Palavra “... agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13). Em outras palavras, perguntamos: Se é o próprio Deus quem guarda a Bíblia, quem poderá alterá-la?” A resposta, com toda a firmeza, é: Ninguém.

É por isso que aceitamos a Bíblia em nossas vidas e nos guiamos por ela. Quanto mais seguimos seus ensinamentos, mais entramos nos planos de Deus e nos tornamos felizes. Quanto mais redefinimos nossa vida e comportamento de acordo com a palavra de Deus, mais nos aproximamos dele e recebemos de suas mãos a alegria de viver.

A Bíblia, portanto, é um livro precioso em nossas vidas. É a carta que Deus nos deixou, para nos ensinar a viver.

Termino este texto com uma ilustração bem oportuna que me veio à mente:

“No dia de seu aniversário, uma princesa recebeu de seu noivo um pacote redondo. Abriu-o apressadamente e dentro encontrou... uma bala de canhão. Decepcionada e nervosa jogou a bala de canhão em um canto de seu quarto. Porém, de repente, a cobertura exterior da bola se rompeu e apareceu uma bola de prata. A princesa a tomou em suas mãos e, com um pouco de força, a bola de prata se abriu, saindo dela uma caixinha de ouro, que não teve dificuldade de abrir. Dentro da caixinha, encontrou um valiosíssimo anel de ouro puro, trabalhado em diamantes, e uma pequena nota: Por amor a você.”

O mesmo acontece com a Bíblia. Muitas pessoas dizem: “Não gosto da Bíblia. Seus escritos são antigos e difíceis de entender”. Porém, aquele que não desiste na porta da mina, todavia a explora cuidadosamente, encontrará preciosos tesouros e, afinal, surgirá com grande brilho a mensagem de Deus: Por amor a você.

Que Deus abençoe você, leitor. Leia a Bíblia e você também encontrará esta preciosa mensagem, que pode mudar a sua vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails