6.7.09
10 Conselhos para quem trabalha com música na igreja
Começo justificando o título. Por que não usei "10 conselhos para equipes de louvor" ou "10 conselhos para levitas". Primeiro, porque louvor é todo o culto e não apenas aquele período em que cantamos cânticos. Nós louvamos a Deus quando oramos (se a oração for de louvor), quando lemos a Bíblia (se o texto expressar louvor) e, mesmo em silêncio quando temos uma atitude de louvor a Deus durante o culto. Limitar o louvor ao período de cânticos e desconsiderar tudo que acontece antes e depois. Sobre levitas, este ministério acabou no Antigo Testamento. Os levitas, assim como os sacerdotes, eram instrumentos de Deus dentro da lei cerimonial. Lei cerimonial é a parte da lei que tem relação com as cerimônias e sacrifícios do Antigo Testamento. Esta lei teve seu cumprimento final em Cristo e acabou nele. Jesus derramou a última gota de sangue requerida para expiação de pecados. Portanto, trazer os levitas, os sacerdotes, a arca, o chofar, etc, de volta, é retroceder. É voltar ao Antigo Testamento e desprezar a Aliança da Graça, que tem como sumo-sacerdote o próprio Jesus Cristo. Bem, feitas as ressalvas, vamos aos 10 conselhos:
1. Tenha uma vida de oração.
2. Leia constantemente sua Bíblia.
3. Confronte o que você lê na Bíblia com o modo como você pensa, age e fala.
4. Conserte seus relacionamentos (família, vizinhos, trabalho, escola...).
5. Nos ensaios, tente fazer o seu melhor. Maldito é aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente (Jr 48.10).
6. No culto, lembre-se que os adoradores estão ali por causa de Jesus e não por sua causa.
7. Se você é hábil com a voz ou com algum instrumento, lembre-se de que isto foi dado por Deus, logo, nada de vaidades.
8. Não tente atrair atenção para si. Mostrar habilidades nos instrumentos (solando ou com arranjos chamativos) ou com a voz, improvisando e distorcendo a melodia, podem atrair atenção para você, desviando a atenção que deve ser dada a Cristo.
9. Depois de cantar/tocar permaneça no culto, participando com atenção. Retirar-se depois dos cânticos é comportamento de "estrela", totalmente impróprio em um culto em que Jesus é o centro.
10. Aprenda a analisar as letras daquilo que você canta. Uma boa melodia, nem sempre traz uma boa letra. E que prejuízo isto causa no culto. Peça ajuda do seu pastor neste sentido.
Por fim, mas com a impressão de que muito ainda deve ser dito, termino recomendando os escritos do Maestro Parcival Modolo. Excelentes para quem quer aprimorar o conhecimento musical e louvar a Deus mais adequadamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Graça e paz Pr. Ageu Magalhães.
Muito boa as colocações deste dexto, sou músico em minha igreja e tenho estudado muito sobre o tema louvo e culto a Deus. E tenho percebido o quanto estamos distante de oferecer um louvor a Deus em espírito e em verdade. Muita coisa tem acontecido no meio dos grupos de louvor das igrejas, menos estudar a Palavra de Deus.
Gostaria de postar esse assunto em meu blog, com a sua permissão claro.
http://javenisi.blogspot.com/
Que Deus continue te abençoando.
Josias Sillva.
Caro Josias, fique à vontade, meu irmão. Abraço, Ageu
Postar um comentário